Thursday, August 27, 2009

Tontices

Na vida nada é garantido. Especialmente o sentimento. Por mais que divaguemos em ilusões estereotipadas, surreais e infantis, perfeitamente arquitectadas pelo nosso inconsciente frágil, nada nos pode salvar do agridoce obstáculo do amor.
Obstáculo sim, porque sem o amor teríamos a amizade, o carinho, a segurança, sentimentos inocentes, reais e maduros. Jamais perderíamos tempo com suspiros patéticos, distracções irrisórias e calores repentinos. Não diríamos AMO-TE só por dizer nem correríamos maratonas épicas por labirintos tenebrosos. Sem o amor não teríamos raiva, ódio, ciúme, vergonha, carência nem falta de confiança. Nunca gritaríamos em alto e bom som que há alguém para nós, que são tudo, o começo e o fim, a vida e a morte. Não casaríamos, não teríamos filhos, os actos sexuais seriam desconhecidos e brigas escusadas.
Mas há amor… e com ele as SMS previsíveis, os tarifários mais baratos, os e-mails espontâneos, as palavras impensáveis, o calor corporal, as floristas, as fábricas de chocolate, os poemas, a escrita, o cinema, a música, a ópera. Com o amor o mundo é uma fonte eterna de inspiração, de musas, de caras, rostos e vida. Através do amor vive-se, sorri-se, chora-se e cresce-se. Pelo amor chateámos amigos, ganhámos confidentes, gastamos saldo. Pedimos uma segunda opinião, uma terceira, quarta e por vezes até uma quinta. O amor fez-nos reluzir, aumentou o brilho nos olhos, tornou-nos mais atraentes.
Apaixonados esquecemo-nos dos problemas, das contas, das brigas, do trânsito, do governo, das derrotas passadas. Lembramo-nos daquela pessoa, do seu sorriso, do seu gesto. Perdemo-nos em fotos e quando não as temos imaginamos a sua face na nossa mente. Ficamos disléxicos, retardados e inconvenientes. Falamos demais, de menos, ficamos sem palavras. Esquecemo-nos das loiras, das ruivas, das morenas, das alternativas, das certinhas e das rebeldes.
Por causa do amor sinto-me assim, iluminado, extasiado, frágil e desejado. Por causa do amor sofro, amo, sorrio. Se o amor é isto tudo, muito mais e nada, aceito. Porque só assim quero, preciso e exigo viver.

1 comment:

Sunshine said...

O amor é o componente da alma que nos torna humanos.
Aproveita todas estas sensações porque tal como tudo na vida, elas transformam-se, mudam e quando deres-te por ti estás novamente à procura delas.