Monday, July 04, 2005

Bem me quer... Mal me quer, mal me quer...

As guerras são acontecimentos naturais. Podemos dizer que a imagem de homens a caírem ensanguentados no chão é tão natural como o colher duma flor. Em qualquer um dos casos irão morrer. Quer acreditemos em Deus ou no Big Bang, o nível de caos existente em qualquer um destes fenómenos envolve tudo desde lanças, espinhos, milagres, explosões de partículas, em suma tudo o que faz da guerra a beleza visual que tanto nos fascina e tanto nos repugna. Eu gostaria de poder um dia dizer aos meus filhos que a vida é bela. Contudo, não quero enganá-los. Dizer que o mundo é bom, amável, simpático, honesto, seria como tentar ganhar o totoloto sozinho e em semana de Jackpot, já aconteceu, mas ninguém se lembre quando. Enquanto eu divago por reflexões espirituais e religiosas, pergunto-me como seria um mundo sem guerras, um mundo com paz plena, um mundo onde um homem traído fica sentado em vez de partir o focinho do gajo que o enfeitou. Vejo que não é possível porque não somos bons, nem mais ou menos. O nosso espírito é falso e a nossa mente também. Quando a CNN transmite dejá vu's sem fim de brigas entre Brancos e Chinocas vejo que tudo é perfeito. É a Selecção Natural de Darwin. Há quem pise baratas e formigas. Há também quem pise o homem.

No comments: