Saturday, July 16, 2005

Coimbra, 1 ano depois

Acabou o primeiro ano. Estou de volta à minha ilha. É uma ilha de amor, paz de espírito e tortura. Embora tenha aqui tudo para fazer-me feliz, não consigo esquecer a cidade que durante os últimos dez meses acolheu-me. É uma cidade de antíteses. Vivi, sofri, voltei a viver e de novo a sofrer. É um ópio. É o meu ópio para além da religião. Considerei muitos como amigos e outros como inimigos. Os amigos por vezes tornaram-se hostis mas voltaram a ser amistosos. Outros passaram a fronteira e por lá ficaram.
No inicio do ano publiquei um texto neste mesmo blog onde caracterizei muitos dos meus colegas. Agora com uma melhor perspectiva sobre os mesmos, sinto-me mais à vontade para julgar. Deus julgou. Eu não sou Deus mas sinto que tenho algo a dizer.
Começo obviamente pelos 4 mosqueteiros e claro, pelo Bruno Garrido. Mantenho a ideia de que é uma pessoa sincera. Sofreu, como muitos. Mostrou-se fiel como nunca dantes visto. Ajudou-me como poucos fizeram no passado. É um amigo e como tal terá sempre o meu apoio. Libertou-se recentemente. Teve coragem e está a meu ver finalmente em paz de espírito. Já não sofre. Vive.
Carlos. O segundo nome. É inseguro e com isso uma óptima pessoa. É calmo. Não fala mais do que deve. Também não fala o que deve. Fala pouco. Muito pouco. Porém todos sabemos como e onde se liberta. Duas palavras. Amarelo e Agrária.
Fábio. LOL. Fábio. O que posso dizer? É um miúdo. Um puto de 18 anos. É por isso levado pelos instintos. Diz muita porcaria. Diz igualmente muita coisa certa. Ajudou-me muito na minha reabilitação e enervou-me muito. É uma pessoa com muito amor para dar. Ele não é tarado. Apenas tem um grande coração onde cabem as muitas ninas que “conquistaram-no” durante este ano. Prometo aqui e agora que nunca mais falo mal da tua Santa Terra. Viva ao conteúdo de São Roque – Oliveira de Azeméis!! (Thanks bru, you helped a lot).
Por fim, o mais recente membro da irmandade. John. Confesso que não curtia o rapaz. Não atinava o seu ar de beto. Ainda bem que estava errado quanto a ele. É um poeta. Escreve com o coração. Ama mais do que deve. Onde tem amor deveria ter ódio. Contudo a miopia é extrema por estes lados. Obrigado John, eras o que faltava ao nosso grupo. Viva ao bacanal! Viva às pitas! Viva à Reinserção Social!
Estes foram os meus 4 melhores amigos. Por eles era capaz de levar um tiro.
Passamos às meninas. Marta! Quando digo Marta incluo, claro, a cara metade dela – o Senhor João Henrique! São amigos. Apoiaram-me sempre, especialmente quando estive mal. Desejo-lhes as maiores felicidades. Digamos que tanto elogio merece (acho eu) um convite para um futuro casamento! Ps. Tira a taça aos Gregos!
Há um arco-íris na minha vida. No céu não há sol mas no meu coração a verdadeira luz vive. Sandrinha. És a cor da nossa turma. És a fonte de luz. A tua personalidade é tudo. És um espectáculo! Deves estar prestes a chorar com tanta porcaria que escrevo. Parece exagerado mas não é. Tu és muito para mim! Para nós todos! Se eu pudesse apagava o palhaço, o pinguim, o relógio de cuco, o avançado do Real Madrid. Não posso. Só tu podes. Só tu podes escolher viver. Adoro-te! Nunca te esqueças disso!
Maria Inês! A alma ancorada. Personalidade de ferro. Adepta do romantismo de Alexandre. Demorei a conhecê-la mas agora que conheço adoro as bocas e os cortes que dá ao people todo. Admiro a tua fé. Vives para Deus. A salvação é tua. Diverte-te na Alemanha!
Ricardina. Este momento é sempre difícil. Todos esperam que diga alguma coisa sem pés nem cabeça. Desta vez não. É uma bela amiga. Esperava mais. Esperava o errado. A minha mente ingénua tentava estragar o que a amizade criou. Desculpa pelo desprezo. És uma amiga. Sempre serás. Fica bem.
A Alma Santa. Não vou criticá-los como fizeram tantos mosqueteiros este ano. Não vou elogiá-los também. Peço apenas o vosso respeito. Peço também desculpa pelo que alguns de nós dissemos. O ano novo chega em Outubro. Será que podemos tentar nos entender? Ou será que iremos tratar-nos a nós mesmos com o ódio de sempre? Não é um apelo. Apenas um desabafo. Vocês devem ser porreiros. É uma pena não ter tido tempo de ver para além do ódio.
Acabo com a mais difícil das críticas. A eu mesmo. Estou num mundo novo. Sou um extraterrestre num mundo novo. Sou burro. Estúpido. Amigo. Falso. Sincero. Esperto. Ingénuo. Hipócrita. Mentiroso. Sou mais mal do que bem. Tento ser bom. Às vezes sou. Quase sempre não. Obrigado a todos. São a minha salvação.

2 comments:

João Oliveira said...

"Sou burro. Estúpido. Amigo. Falso. Sincero. Esperto. Ingénuo. Hipócrita. Mentiroso. Sou mais mal do que bem. Tento ser bom. Às vezes sou. Quase sempre não. Obrigado a todos. São a minha salvação."

Somos todos. Cada um de nós precisa do outro para ser o melhor que pode dentro de si mesmo.
Todos cometemos erros, na nossa ingenuidade, na nossa etupidez, na nossa vontade de sermos nós próprios. Só aprendemos com os erros, por isso quanto mais errarmos, mais sabemos. É aquele silogismo de quanto mais estúpidos somos, mais espertos somos:

As pessoas aprendem com os seus erros, logo, os estúpidos sao pessoas.
Se os estúpidos aprendem com os seus erros, logo os estúpidos cometem muitos erros.
Como cometem muitos erros, os estúpidos aprendem muito.
Se os espertos sabem muito, os estúpidos sabem muito porque aprendem muito. Logo, os estúpidos são espertos.

Não te deixes abater por aquilo por que lutas e não consegues; alegra-te com o que já alcançaste e continua a lutar pelo que queres. Não te esqueças: se és o que és é porque lutaste e conseguiste sê-lo. Aliás, se todos nos deixássemos abater pelo que não temos, onde é que eu não estaria...

Keep it real!

Fábio Ribeiro said...

Quase k n cnsigo escrever. Tavas inspirado, sim senhor. Só assim é k s explica o facto d mentires mt mal: És mais prós k contras.Talvez kd t aperceberes disso vejas a vida como deve ser vista. Há luz atrás do manto negro k s poe à nossa frente d vez em kd. E sabes k podes contar sempre aki c o puto e a Madeira nnc t parecerá tao distante como está na verdade pk nós n deixaremos. Faremos d Coimbra a tua casa (peço perdão à senhora Lu). Volta rapido pk isto n é a mm coisa sem ti mano.



keep IT up